logo RCN

Movimentação no Porto de São Francisco do Sul aumentou 30% em 2023

  • Foto: ASCOM / PSFS -

Cerca de 1,5 milhão de toneladas passaram pelo Porto de São Francisco do Sul em novembro

Cerca de 1,5 milhão de toneladas passaram pelo Porto de São Francisco do Sul em novembro.
Com esse resultado, o terminal portuário do Norte catarinense alcançou a marca de 15,3 milhões de toneladas movimentadas nos 11 primeiros meses do ano, um aumento de 30% com relação ao mesmo período de 2022, quando foram embarcadas e desembarcadas 11,7 milhões de toneladas de mercadorias.

Com 866 mil toneladas, as exportações continuam como o principal fluxo dos produtos que transitaram pelo Porto, representando 58% da movimentação. Destaque para o milho, com 671 mil toneladas, o que corresponde a 8% de toda a exportação do grão feita pelo Brasil em novembro (8,3 milhões de toneladas). Completam a lista de produtos enviados ao exterior pelo Porto de São Francisco, a soja (140 mil toneladas) e o óleo de soja (32 mil toneladas).

Já as importações somaram 634 mil toneladas (42%), impulsionadas pelos fertilizantes (319 mil toneladas) e produtos metalúrgicos (264 mil).

Um dos motivos para o crescimento constante do maior porto de Santa Catarina, em 2023, é a captação de novos clientes de diversos estados do Sul e Centro-Oeste do país, como Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

“A eficiência e a infraestrutura que o Porto de São Francisco do Sul oferece, têm gerado uma sólida relação de confiança com o mercado, ávido pelo cumprimento de prazos e tarifas competitivas”, avalia o presidente do Porto, Cleverton Vieira.

“O Porto de São Francisco do Sul tem aproveitado o cenário econômico de 2023, aliado ao seu desempenho, para alcançar números excelentes, que o colocam como o porto com maior movimentação de cargas de Santa Catarina”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

Dados gerais do Porto de São Francisco

  • Maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina
  • 3º melhor porto em desempenho do Brasil em 2023.
  • 5º lugar no ranking ambiental entre os 35 portos públicos brasileiros.
  • Maior extensão de cais entre os portos catarinenses (1,5 km), dividido em sete berços de atracação.​
Joinville e Itajaí se destacam entre as 25 cidades mais ricas do Brasil, aponta IBGE Anterior

Joinville e Itajaí se destacam entre as 25 cidades mais ricas do Brasil, aponta IBGE

Capitais perdem espaço e economia fica menos concentrada, aponta IBGE Próximo

Capitais perdem espaço e economia fica menos concentrada, aponta IBGE

Deixe seu comentário